

Criando um controle de acesso eficiente e seguro
Com a finalidade de equacionar os problemas verificados com o grande fluxo de caminhões e atrasos nas operações, as autoridades portuárias procuraram a Pegasus Technology, desenvolvedora, integradora de sistemas e parceira da Axis, para criar uma solução que fortalecesse a segurança e melhoria no controle de acesso aos terminais do porto. A solução, totalmente integrada, vincula às câmeras de segurança da Axis a um pacote de software de gerenciamento da Pegasus, regulando o fluxo de tráfego de uma área de preparação no estacionamento, passando pelo portão de entrada do complexo até chegar a cada um dos terminais.
O controle automatizado começa quando o caminhão entra na área de preparação designada fora dos portões do porto. Uma câmera da Axis captura a placa do veículo na entrada e o PlateView da Pegasus, um sistema de análise de vídeo integrado à câmera, traduz os pixels em dados úteis. Esses dados transmitem informações para os outros módulos de software da Pegasus, usados para agendar o horário de entrada de cada motorista, restringindo o acesso ao porto até o horário agendado. Além disso, integra as informações aos sistemas logísticos de outras empresas de terminal.
Quando o sistema faz uma correspondência entre uma placa e um horário atribuído, ele gera relatório de liberação nos painéis de LED distribuídos pela via. Conforme os motoristas saem da área de preparação, eles verificam as telas. Se o veículo não estiver liberado, o caminhoneiro é instruído a entrar na faixa de retorno para aguardar a sua vez.
Há outro ponto de verificação no portão principal, onde mais câmeras da Axis capturam as placas. A análise verifica se o caminhão associado a essa placa chegou no horário agendado para entrada no porto. Em caso positivo, o sistema abre automaticamente o portão.
Como medida de segurança adicional, a equipe de operações da estatal supervisiona o processo no Centro de Controle de Acesso do Porto de Suape. “Se houver algum problema, o operador pode corrigir a leitura de placa incorreta, conceder ou negar acesso a um veículo que chegou sem o devido agendamento ou autorização, ou ainda acionar manualmente o portão para um retorno”, explica Amaro Monteiro, desenvolvedor e integrador da Pegasus Technology. “Mas, com o nosso novo sistema integrado, esses incidentes raramente acontecem.”
Embora o objetivo inicial do projeto fosse gerenciar o volume crescente de caminhões no porto e manter a segurança, a solução da Pegasus também lida com a autorização de entrada de milhares de funcionários, visitantes e veículos de serviços que transitam pelo portão principal de Suape.
(taxa acima da média global)