RECONHECIMENTO FACIAL: ENTENDA POR QUE ESSE MERCADO BILIONÁRIO NÃO VAI PARAR DE CRESCER TÃO CEDO.

De acordo com um relatório de pesquisa da empresa de inteligência de mercado Component, o mercado global de reconhecimento facial deve faturar cerca de US$ 7 bilhões em 2024. Os principais impulsionadores deste crescimento vertiginoso são o aumento do uso de câmeras de vigilância, a ampliação do reconhecimento facial para atividades do governo, como emissão de passaporte, e o uso da tecnologia em vários setores, como o financeiro e o de saúde.

Nos últimos anos, gigantes da tecnologia como a Apple adotaram a tecnologia como uma medida de segurança para seus clientes desbloquearem seus smartphones, enquanto o Facebook conta com o reconhecimento facial para identificar automaticamente as pessoas nas fotos. A ferramenta também já é realidade em alguns modelos de carros de luxo, como o BMW M Next, que pode ser aberto e ligado sem uso de qualquer dispositivo.

Outras montadoras, como Jaguar, Subaru, Tesla, Porsche, Mercedes-Benz e Volkswagen já usam ou estão planejando usar reconhecimento facial em seus lançamentos. A mesma tecnologia está sendo implantada em companhias aéreas, bancos e até em bicicletas elétricas, que só são acionadas se o dono for reconhecido pela câmera.

Todavia, embora a tecnologia de reconhecimento facial exista há anos, e seu uso proporcionar diversas comodidades, segundo pesquisa da Pew Research Center, o uso do reconhecimento facial por parte de empresas e do mercado publicitário ainda não inspira confiança. A pesquisa realizada nos Estados Unidos constatou que maioria dos americanos não se sentem à vontade com as empresas usando reconhecimento facial. No entanto, os pesquisados apoiam o uso desta tecnologia por autoridades para a aplicação da lei.

De acordo com a pesquisa, 59% dos entrevistados afirmam é aceitável que as forças policiais usem ferramentas de reconhecimento facial para avaliar ameaças à segurança em espaços públicos, apenas 36% dizem confiar no uso do reconhecimento por parte de empresas de tecnologia. Uma parcela ainda menor, somente 18%, confiam que anunciantes irão usar a tecnologia de forma responsável. Apesar das críticas e aparente falta de confiança por parte do consumidor, um novo relatório indica um crescimento de 18% no segmento até 2026, principalmente com a utilização da tecnologia em outros setores, como saúde e marketing inteligente.

De acordo com o elaborado pela Global Market Insights, o mercado de reconhecimento facial da América do Norte observará tração significativa de 2020 a 2026. Além da demanda de setores como defesa e segurança nacional, a crescente adoção da tecnologia no varejo, BFSI e assistência médica, está impulsionando ainda mais o crescimento do mercado.

Os sistemas de reconhecimento de rosto 3D ganharam força, de acordo com o relatório, pois oferecem maior precisão em relação aos sistemas 2D. Eles garantem uma identificação precisa, rastreando parâmetros como profundidade do olho e formato do nariz.

O marketing inteligente também pode impulsionar esse crescimento, uma vez que varejistas já estão adotando a sinalização digital interativa com reconhecimento facial na identificação da demografia do cliente para exibir anúncios interativos, relevantes e personalizados. Também pode oferecer ofertas promocionais personalizadas para atrair clientes em potencial.

No setor da saúde, por exemplo, identificação facial com recursos de inteligência artificial pode ser usada para rastrear pacientes deprimidos a partir de sua análise de expressão facial. Ele pode ser implantado em hospitais para identificar pacientes, funcionários e médicos regulares e para categorizar novos pacientes separadamente. Também é implantado para rastrear os níveis de dor e gerenciar a dor crônica em pacientes para acelerar o diagnóstico e o tratamento. Em fevereiro de 2019, mais de 30 hospitais em Pequim, China instalaram câmeras com tecnologia de reconhecimento facial.

Entre os principais players do mercado de reconhecimento facial estão Cognitec Systems GmbH, Daon, Inc., NEC Corporation, Aware, Inc., Ntechlab, Panasonic Corporation, Thales Group, Facefirst, Inc., Herta Security, Ayonix Corporation, Idemia e VisionLabs B.V.

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