10 TENDENCIAS DO CENÁRIO DIGITAL EM 2022: CUIDE BEM DO SEU ROSTO. VOCÊ AINDA VAI PRECISAR MUITO DELE.

O avanço da tecnologia tem possibilitado inúmeras maneiras de desempenhar atividades em nosso dia a dia. Muitas delas, acreditávamos que nem seria possível sair da ficção, mas estamos vivendo e comprovando o contrário com as tendências em reconhecimento facial.

Nesse sentido, o uso da tecnologia de Reconhecimento Facial (RF), a qual está presente em diversas aplicações, apresenta possibilidades de avanços ainda maiores, devido a sua facilidade, praticidade e segurança. Segundo analistas da empresa de consultoria Gartner, questões sobre inovação e tecnologia de ponta deverão atrair a atenção das organizações nos próximos anos, sendo diversas tendências que nortearão o cenário digital até 2022. São elas:

Inteligência Artificial como motivação no mercado de trabalho

Espera-se que a AI melhore a produtividade dos empregos de forma criativa. Pois ela tem potencial para enriquecer as carreiras, remodelar tarefas e criar novas indústrias.

Pesquisas visuais e de voz

Os primeiros e-commerces redesenhados com suporte a pesquisas visuais e de voz aumentarão suas receitas em 30%. Conforme o Gartner, esses tipos de consulta melhoram a compreensão dos interesses e intenções dos consumidores pelos comerciantes. A demanda dos consumidores de dispositivos de voz – incorporada em produtos como Amazon Echo e Google Home – deverá gerar US$ 3,5 bilhões até 2021.

Aumento de bots e chatbots

Essa tecnologia é hoje o cartão de visitas da Inteligência Artificial – e afetará todas as áreas de comunicação. Entre as vantagens dos bots está a possibilidade de aumentar o engajamento do colaborador ou do cliente. Por exemplo, automatizando as tarefas rapidamente e liberando profissionais para trabalhos não padronizados.

Desbloqueio de smartphones 

O desbloqueio de smartphones por biometria facial já é difundido, pois alguns dispositivos utilizam essa função. Contudo, a proporção é que essa seja uma função mais apreciada, sobretudo, para garantir a proteção de dados confidenciais em casos de perda ou roubo.

Operações bancárias

Inicialmente, algumas instituições financeiras implementaram o uso de RF para validar a identidade de usuários em cadastros nas organizações. O que possibilitou a facilidade de abrir contas sem deslocamento físico, apenas com um celular com câmera.

Hoje, as aplicações estão voltadas para confirmação de operações bancárias, a fim de finalizar as transações de maneira efetiva sem uso de senhas.Dessa forma, logo teremos no mercado, como prática comum, a conclusão de transferências, saques e muito mais, apenas com a leitura da biometria facial.

Validação de pagamento no varejo

Ainda não é uma realidade no Brasil, mas trata-se de uma questão de tempo para o varejo também adotar o RF como a principal forma de pagamento. Inclusive, na China, seu uso está cada vez maior. Com essa funcionalidade, os clientes podem entrar em lojas, escolher os produtos que desejam e, através da biometria facial, executar o pagamento.

A Alipay, por exemplo, desenvolveu o sistema de pagamento em que o cliente só precisa sorrir posicionado na frente da câmera, para validar seu pagamento com o método. Outra empresa que demonstra como é prático o RF para pagamento é a Amazon. Nas lojas da Amazon Go, o consumidor pode entrar, escolher seus produtos e simplesmente sair. Isso porque, dezenas de câmeras pelas lojas são responsáveis por monitorar o que o cliente coleta. Logo, esses itens são calculados e o valor é lançado automaticamente na conta Amazon do consumidor.

Inegavelmente, a vida fica muito mais fácil fazendo compras sem a necessidade de enfrentar longas filas para pagamentos.

Estratégias de marketing

O setor de marketing demonstra ser um grande impulsionador da tecnologia de RF nos próximos anos, visto que esse mercado tem adotado estratégias inteligentes para atender melhor o mercado. Dessa forma, é possível oferecer anúncios interativos, monitorar a reação dos clientes ao lerem esses conteúdos, ou ao usar os produtos e serviços da marca.

Assim, captam seus sentimentos ao consumir, classificando como tem sido o impacto e relevância do que estão oferecendo. O resultado é a melhoria contínua de um produto centrado no cliente e que atende ainda mais suas expectativas.

Setor da saúde

No setor da saúde, é possível utilizar o RF para rastrear pacientes com depressão ou verificar e gerenciar níveis de dor crônica. Assim, a tecnologia ajudará a acelerar diagnósticos e tratamentos direcionados.

Fake news

Em 2017, as notícias falsas tornaram-se grande tema político na mídia mundial – e a previsão para o futuro assusta. Até 2022, a maioria das pessoas em economias maduras deve consumir mais fake news do que histórias verdadeiras. Assim, as empresas precisam monitorar de perto o contexto em que são citadas para evitar associações prejudiciais à marca.

Segurança e remediação de falhas

Muito se fala sobre proteção no ambiente virtual. No entanto, não é para ela que apontam as tendências do Gartner. Até 2022, a metade de todos os investimentos de segurança para IoT serão destinados à recuperação de falhas de desastres. Os riscos relacionados à expansão da IoT para diversos produtos é a falta de possibilidade de realizar atualizações dos sistemas.

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